quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A gente tem tempo ou o tempo tem a gente



"Caramba, ainda são 15h?", "Que droga de tempo que não passa", "queria que a manhã passasse rápido"...Quem já não ouviu ou disse essas frases? Eu já as disse milhares de vezes. 
Uma hora tem 60 minutos aqui e em qualquer lugar do mundo, isso é uma constante. Mas dependendo do dia ou da atividade que você tá exercendo, parece que tem mais ou menos.
Quando estamos com saudade de alguém, de mau humor, fazendo algo que consideramos chato ou se estamos com tédio, os 60 minutos parecem se duplicar. É torturante.
Já se você tá fazendo algo que gosta, com os amigos, namorado(a), ou reencontra alguém, esses 60 minutos parecem cair pela metade.
Acho engraçada essa relatividade do tempo. O tempo é o mesmo, tem a mesma duração, mas o que as tornam um tormento ou uma graça são as atitudes que você tem.
A gente reclama muito da falta de tempo, da correria do dia a dia, de não ter tempo pra curtir as coisas, quanto na verdade não é que o tempo passe rápido. Nós é que não sabemos aproveitá-lo.
Muito trabalho, atribuições domésticas, filhos, marido ou esposa (pra quem os tem), tudo isso vira justificativa pra explicar a nossa falta de habilidade em definir o tempo pra nossas atividades.
Eu sou campeã nisso, eu nunca tenho tempo pra nada, quando na verdade tempo eu tenho, eu só não sei usá-lo corretamente. Inclusive, "essa falta de tempo" fez deixar o blog um pouquinho de lado.
E nessa correria doida deixamos de cuidar da saúde, de reservar um tempinho pra curtir as coisas e as pessoas que gostamos. Assistir a um filme, seja em casa ou no cinema, ler um livro, bater um papo com os amigos, sair pra um happy hour, ir ao restaurante favorito, passar uma tarde de domingo dormindo, ir caminhar, ir ver o por do sol. Tudo isso pode servir como higiene mental e pede tão pouco tempo, mas nós deixamos esses pequenos prazeres de lado.
Você realmente não tem tempo ou esquece de se dar um tempo? Pense nisso e independente da resposta, aproveite mais, afinal a vida é só uma e só levamos dela o que vivemos.
Por falar em curtir os pequenos prazeres, o sol lá fora tá lindo e bem propício pra um sorvete ou um suco gelado. Que tal?